Inclusão Digital

Relações com a Sociedade

Institucional

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA



Atuação prioritária de integração e articulação com os demais órgãos da administração pública, direta ou indireta, e entidades da sociedade civil, destacando a formulação de estratégias voltadas à integração das ações na execução da política. Os principais objetivos da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência são o fortalecimento da garantia de direitos a esse segmento da população e a ampliação de oferta de serviços que assegurem condições de acesso igualitário.


- Tramitação do Anteprojeto de Lei para a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná.

- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

- Projeto Praia Acessível - viabilização de acesso à praia e ao mar de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, em parceria com a SANEPAR, nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Santa Helena.

- Isenção Tarifária de Transporte Intermunicipal

- Implantação e capacitação do Sistema do Passe Livre Intermunicipal (SPL), que informatiza e dá celeridade ao requerimento de isenção tarifária intermunicipal.

- Parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP) para encaminhamento de denúncias recebidas por meio do Departamento de Inteligência do Estado

- Disque Denúncia 181.

- Encaminhamento de denúncias registradas no Disque 100 Direitos Humanos para o Ministério Público.

- Análise de projetos provenientes do Edital, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, para atendimento de organizações da sociedade civil que prestam atendimento a crianças e adolescentes com deficiência.

- Elaboração e publicação digital de cartilhas de Políticas Públicas e Projetos, da Coleção Paraná Inclusivo.
Espaço Cidadão, que oferece uma estrutura completa, com computadores, links de acesso à internet com fibra ótica, acessibilidade para pessoas com deficiência e atendente capacitado para orientar o usuário. 310 Municípios com Espaços Cidadão Ativo

Recomendar esta página via e-mail: